19 de abril de 2013

A importância do Culto de Doutrina.




     Existem vários tipos de cultos. Doméstico, evangelístico, de oração, de jovens, infantil e outros. Ora, entre todos, nenhum se iguala, (Se tratando em riqueza de aprendizagem e transferencia de conteúdo) ao culto de ensino, (doutrina). Apesar de que, em algum tempo, esse culto foi repultado como um momento de desabafo no púlpito, brigar ou adivertir a igreja. Mas não é!

  Para iniciarmos, a palavra “doutrina” significa ensino, e é uma ordenança. O propósito da doutrina cristã é a mudança de vida, ou melhor, o aperfeiçoamento espiritual dos cristãos: Novidade de Vida; uma vez que o Pastor ensina a igreja em viver em santidade, os preparando a morar no céu.

     O propósito é ainda, fazer discípulos que observarão os mandamentos de Cristo. A intenção de Cristo não é que o evangelismo e o testemunho missionário resultem apenas em decisões de conversão. mas no aprimoramento daquele que uma vez aceitou a fé, para o aperfeiçoamento na palavra de Deus.

  As energias espirituais não devem ser concentradas em aumentar o número de membros da igreja, mas, sim, em fazer discípulos, que observam os mandamentos de Cristo e que o seguem de todo o coração, mente e vontade. A saúde espiritual da igreja depende de uma alimentação espiritual adequada. O transmissor, no nosso caso, o Pastor Elias, ou algum dirigente, tem isso em mente, de que seu compromisso é alimentar as “ovelhas” do SENHOR, isso acontece constantemente, precisamente todas as segundas-feiras na sede e sexta-feiras em todas congregações.     

É bem verdade que nem todos gostam de estudar, isso acontece não só na igreja, mas na área secular também, contudo, o culto é proveitoso para aprendermos melhor sobre determinado assunto, ou acrescentarmos mais alguma coisa do que já sabíamos.

     Na Bíblia lemos em Atos, 5,42. "E todos dos dias no templo e nas casas, não cessavam de ENSINAR e ANUNCIAR a palavra de Deus". Primeiro vem o nome ensinar, só depois anunciar, entende-se a necessidade e a preocupação dos discípulos ao ensino da palavra de Deus a quem ouvia, tanto na igreja como nas casas.

     Fomos chamados para anunciar, à humanidade, o drama da vida sem Deus, e a felicidade eterna reservada aos que aceitam Jesus. A Bíblia afirma que sempre haverá lobos, que estão continuamente à espreita do rebanho. Ir, ensinar e batizar é o alvo do Ministério que tem por objetivo formar discípulos que se separam do mundo, que observam os mandamentos de Cristo e que O seguem de todo o coração, mente e vontade; tarefa crucial da Igreja de Cristo.

     “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;  ensinando-as  a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!” Mt 28:19-20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário